Equipa de Gestão

Lijun (Lily) Yang - Presidente do Conselho de Administração

Mestre pela The Fletcher School of Law and Diplomacy da Universidade Tufts.

Tem mais de 30 anos de experiência na banca, na gestão de fundos, na atividade seguradora e em matérias regulamentares. Representante-chefe da ING Insurance na China entre 1997 e 2015. Durante este período, exerceu funções no Conselho de Administração da ING-BOB Life e da ING-Antai Pacific Life, tendo sido ainda Presidente de Seguros e Gestão de Fundos da Câmara de Comércio da União Europeia na China. Antes de integrar a ING Insurance, foi representante-chefe da Edward Keller na China, tendo desenvolvido a atividade da Edward Keller, que expandiu a todo o país.

Evert (Eric) Derks Drok – Vice-presidente do Conselho de Administração

Mestre em Economia e Direito pela Universidade Erasmus de Roterdão.

Tem mais de 30 anos de experiência internacional como administrador executivo e não executivo no setor bancário e um conhecimento abrangente de gestão de risco, compliance e auditoria. Foi administrador com o pelouro internacional de banca de retalho no Rabobank (2011-2014), administrador no ING Bank Slaski Polónia (2009-2011), administrador executivo no ING BANK Austrália (2006-2009), membro do conselho de supervisão do BGZ Bank Polónia, administrador não executivo no Rabobank Austrália e no Rabobank Nova Zelândia e antigo presidente e administrador não executivo do Zanaco Bank na Zâmbia.

Atualmente é presidente do Conselho de Administração da Flow Traders NV (cotada na bolsa de Amesterdão) e parceiro operacional da Hg Capital em Londres.

Bian Fang – Vogal do Conselho de Administração e Presidente da Comissão Executiva

Mestre em Gestão de Empresas (MBA) pela Murdoch University (Austrália).

Cerca de 30 anos de experiência internacional em banca de investimento e banca de retalho em Hong Kong, Singapura, Londres e Pequim. Foi Presidente da Comissão Executiva do Bison Finance Group Ltd. (2018) e Membro do Comité de Gestão do Bison Capital Financial Holdings (Hong Kong) Ltd. (2017-2018). Entre 2013 e 2018, no Bank of China International (BOCI) Group, foi administrador não executivo no BOCI Asia Co., Ltd., administrador executivo no BOCI Securities Ltd., administrador não executivo no BOC International (Singapore) Pte. Ltd., administrador não executivo no BOCI Financial Products Ltd. assim como administrador não executivo no BOCI Structured Products Co. Ltd. Funções exercidas anteriormente incluem Diretor geral e Head da Financial Product Division no BOCI Hong Kong (2013-2018).

Atualmente é administrador não executivo no Banco Mais, S.A. em Moçambique.

António Henriques – Vogal do Conselho de Administração e Vogal da Comissão Executiva

MBA com especialização em Gestão da Informação pela Universidade Aberta e licenciado em Organização e Gestão de Empresas pela Universidade Moderna de Lisboa.

Tem mais de 20 anos de experiência nos setores da banca de investimento e da gestão de activos e conta com uma ampla experiência de direção nas áreas de controlo interno, operações, organização, sistemas de informação, procurement, qualidade e sustentabilidade, tendo adicionalmente coordenado diversos programas de performance, de produtividade e de transformação organizacional.

Foi administrador e presidente do conselho de administração com os pelouros de Sistemas de Informação, Operações, Compliance, Auditoria, Assessoria Jurídica e Recursos Humanos do Banif-Banco de Investimento (2016-2018).

Por deliberação do Banco de Portugal, foi administrador do Banif – Banco Internacional do Funchal (2015-2018) e da Oitante (2017-2018).

Pedro Ortigão Correia – Vogal do Conselho de Administração e Vogal da Comissão Executiva

Licenciatura em Economia pela Universidade Nova de Lisboa.

Tem vinte anos de experiência no setor, mais de sete na área da administração, como vice-presidente da Agência Portuguesa de Investimento (2014-2016) e sócio-gerente da ASK, empresa de gestão de ativos locais no Brasil e na China (2010-2014). Além disso, foi diretor da Fidelity Investments (2005-2009) e da Merrill Lynch Investment Managers, Reino Unido e Espanha (1998-2005).

Francisco Valente de Oliveira – Vogal do Conselho de Administração e Vogal da Comissão Executiva

Pós-Graduação em Gestão de Instituições Financeiras pela Universidade Católica Portuguesa.

Diploma em Contabilidade e Administração Financeira pelo Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa.

Licenciatura em Gestão pela Escola Superior de Santarém.

Tem mais de 20 anos de experiência na gestão de patrimónios e na banca de investimento. Foi diretor geral da Orey Financial – IFIC, S.A., em Portugal e Espanha (2013-2016), diretor de gestão de investimento do Barclays Bank em Portugal (2007-2013) e gestor de ativos no Barclays Bank, Espanha e Portugal (1997-2007).

André Rendeiro - Vogal do Conselho de Administração e Vogal da Comissão Executiva

Mestrado em Finanças pelo Birkbeck College em Londres e Licenciatura em Gestão de Empresas pelo ISCTE em Lisboa.

Tem mais de 20 anos de experiência em banca de investimento, com uma cobertura abrangente tanto em atividades de negócio como de controlo no Banco Mello (1997-2000), Millennium BCP Investimentos (2000-2001) e Banco Finantia (2001-2018). Funções exercidas anteriormente incluem Co-Head of Structured Finance, Co-Head of Corporate Banking, Head of Credit e Head of Risk Management.